Please reload

Posts Recentes

Como saber se o pedreiro é eficaz antes de começar a obra

March 13, 2018

1/3
Please reload

Posts Em Destaque

9 dicas de marketing para a inauguração de uma loja

December 26, 2018

Depois de muito planejamento, chega um momento muito esperado para um empreendedor: a inauguração de loja. Se você está nessa fase do negócio, certamente já se preparou muito para abrir seu próprio estabelecimento, fez estudos de mercado, pesquisas, abasteceu o estoque, contratou fornecedores e definiu seu mix de produtos.

Entretanto, em meio a tantas atividades, você já estudou as estratégias de marketing que deverá usar? Tais ações são responsáveis por tornar público o seu empreendimento, prospectar clientes e manter o seu relacionamento com eles, ou seja, são responsáveis diretas pelo sucesso do novo negócio.

Portanto, para lhe ajudar com esse item tão essencial, reunimos algumas dicas de marketing para a inauguração da sua loja. Quer aprender? Então acompanhe a seguir!

1# Cuide da identidade visual

Crie, antes de tudo, uma identidade visual para a sua loja. Ela deverá estar alinhada com a essência da empresa, mostrando como a sua marca deverá ser aplicada no ponto de vendas, as cores que deverão predominar no ambiente, como ele será decorado etc.

A identidade visual é o primeiro passo para a padronização do seu espaço. Ela auxilia a criar um ambiente mais harmonioso e a dar uma cara única à sua loja, facilitando para que o cliente a identifique e diferencie. Muitas lojas já estão criando, inclusive, uma identidade olfativa por meio de uma fragrância própria para o seu ponto de vendas.

2# Crie uma campanha de lançamento

A campanha de lançamento da sua loja deve ser planejada e produzida antes da sua inauguração. Nela, você avaliará quais peças e ações serão utilizadas para comunicar o evento (por exemplo, folders, faixas, banners ou anúncios em outros spots). O ideal é contratar uma agência de comunicação para ajudar nesse ponto tão importante.

Se a sua verba for curta, uma boa dica é investir em mídias sociais: de forma geral, elas possuem um custo de veiculação mais baixo que o da mídia tradicional e possibilitam a segmentação de público — por exemplo, você pode mostrar o seu anúncio apenas para mulheres, de 20 a 40 anos, que residam em determinada cidade.

3# Organize um evento

Para apresentar a sua loja, marque um evento de lançamento. Pense em uma data que não coincida com feriados ou com outros eventos que possam ser de interesse do seu público-alvo. Depois, avalie se a inauguração terá lista de convidados ou se será um evento aberto, se servirá quitutes, entre outras particularidades.

Não se esqueça de nenhum detalhe! Faça um cronograma com a programação e providencie a decoração adequada para a ocasião. Lembre-se de produzir folders ou outro material que apresente e divulgue a sua empresa para disponibilizar no evento.

O mais importante na hora de planejar o evento de lançamento é que ele deve estar alinhado com a essência da sua empresa e o seu público-alvo. Por exemplo, se sua loja vende artigos de saúde e bem-estar, pense em um coquetel mais leve e saudável, com sucos e alimentos integrais.

4# Contrate um serviço de assessoria de imprensa

Já pensou em contratar uma assessoria de imprensa? Esse tipo de serviço auxilia no processo de fortalecimento da marca, ajudando a torná-la mais conhecida por meio da gestão do relacionamento com a imprensa.

Ainda que isso demande um certo gasto inicial, pode ser considerado um investimento bastante vantajoso quando focado no seu segmento. Além de gerar notícias, esse serviço poderá lhe fornecer um clipping com todas as matérias veiculadas sobre a sua loja ou seu mercado de atuação.

 

5# Cadastre futuros clientes

Um empreendedor de sucesso não perde uma oportunidade de fidelizar clientes. Portanto, pense em alguma estratégia para realizar um cadastro dos seus futuros clientes, seja com uma pesquisa rápida no entorno do estabelecimento ou até mesmo com formulários na internet. Nesse cadastro, priorize informações como:

  • nome e endereço;

  • sexo;

  • telefones para contato;

  • e-mail e redes sociais.

Outra dica que facilitará bastante o seu dia a dia é o uso de um bom programa de gestão de loja para inserir, catalogar e armazenar os dados dos seus clientes. Esses sistemas são essenciais para qualquer negócio, sendo uma ferramenta muito eficiente para a sua organização e gestão.

Lembre-se: com essas informações em mãos, você poderá comunicar seus clientes sobre a inauguração e demais eventos e promoções que seu negócio promova ao longo tempo.

 

6# Invista em relacionamento

Antes mesmo de inaugurar a sua loja, já planeje como manter uma comunicação efetiva com o público. Há softwares específicos para CRM (Customer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente) que auxiliam muito no gerenciamento de todos os contatos com os fregueses.

Para iniciar, você poderá criar um mailing formado a partir do evento de lançamento da loja ou dos contatos realizados no seu site ou nas mídias sociais. A partir disso, você poderá desenvolver ações mais específicas, como enviar um cartão no aniversário dos clientes ou informes sobre descontos ou produtos de interesse deles na sua loja.

 

7# Faça promoções

Todo consumidor adora uma promoção, não é mesmo? Sendo assim, o lançamento de promoções é uma estratégia de marketing bem eficiente em inaugurações. Para isso, escolha produtos com boa aceitação no mercado e aplique um desconto atrativo sobre eles.

Obviamente, você deve aplicar tais descontos com base em um planejamento, pois uma promoção não pode afetar sobremaneira o lucro e funcionamento do negócio. Além disso, não se esqueça de investir em divulgação: distribua panfletos e afixe cartazes informando sobre as promoções de inauguração.

 

8# Tenha um plano de mídia pós-inauguração

Não basta se concentrar em marketing apenas para o dia da inauguração. Para que uma empresa sobreviva em um mercado tão competitivo, é necessário que ela invista em mídia constantemente. Afinal, a propaganda é a alma do negócio!

Assim sendo, esquematize em um plano de mídia para ser aplicado depois da inauguração — faça questão de pensar nisso antes mesmo de abrir a loja. Estabeleça metas e projetos de marketing voltado ao perfil do seu público-alvo e os distribua ao longo do ano, aproveitando as datas sazonais e festivas, como Natal, Dia dos Mães e Dia dos Namorados.

Se você não possuir conhecimento ou aptidão para lidar com tais estratégias, é sempre aconselhável contratar uma empresa de marketing com experiência de mercado. Além de transmitir credibilidade, você garantirá campanhas de alto nível e com resultados satisfatórios.

 

9# Esteja pessoalmente presente no dia da inauguração

Como empreendedor, esteja pessoalmente no dia da inauguração. Isso ajuda a criar um laço de empatia com seus clientes e a coordenar o evento de perto. Portanto, vista-se adequadamente, receba e atenda seus clientes com educação, cortesia e um sorriso no rosto.

A inauguração de loja é um dos momentos mais importantes de um empreendimento e, exatamente por isso, deve ser planejada cuidadosamente para que você consiga apresentar ao mercado e ao seu público-alvo todos os seus diferenciais. Por ser o ponto de partida para o desenvolvimento de um relacionamento, todo empresário precisa se preparar para esse grande dia. Portanto, siga as nossas dicas e prepare-se para conquistar o sucesso empresarial!

 

 

Via: Hiper.com

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Arquivo
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Copyright - Tipo Arquitetos - Arquitetura e Interiores - 2018