Please reload

Posts Recentes

Como saber se o pedreiro é eficaz antes de começar a obra

March 13, 2018

1/3
Please reload

Posts Em Destaque

Como reduzir os desperdícios na Obra

March 29, 2018

O ramo da construção civil é o que mais polui nosso planeta, e consome entre 40% e 75% de toda a nossa matéria prima. Essa poluição está diretamente relacionada com as atividades feitas em obra e principalmente dos desperdícios de materiais. Se tratando da obra em si, qualquer desperdício influencia no custo e rendimento da construção. Por esse motivo, para coibir esses acontecimentos, preparamos 7 dicas de como reduzir desperdícios na obra.

 

1. Planeje

É muito importante ter um planejamento de cada etapa da obra. Antes de iniciar cada etapa, quantifique os materiais que serão utilizados e estabeleça períodos de quando as etapas estarão concluídas a fim de pedir novos materiais para próxima etapa.

 

2. Posso devolver os materiais que sobraram da obra?

 Antes da obra começar, é importante que os responsáveis chequem com os fornecedores a possibilidade de devolução das matérias-primas excedentes. A construtora também pode utilizar as sobras em outras obras que ela esteja administrando ou até mesmo revendê-las para outras companhias. Estas medidas, além de reduzirem o desperdício, ainda geram economia tanto para a construtora quanto para o seu cliente.

 

3. Reciclagem

 Reciclar é reutilizar ou transformar um material em algo novo. Pesquise maneiras de utilização dos materiais. Como por exemplo: Você sabia que os metais que são utilizados para sustentar estruturas de concreto também podem ser facilmente derretidos e utilizados para produção de algo novo, mesmo quando se encontram enferrujados? Você pode fazer algum móvel para sua residência.

 

4. No canteiro de obra

Os gestores da obra também devem atentar-se ao layout do canteiro de obras. Isso porque eles devem assegurar que o arranjo do canteiro otimize ao máximo as movimentações de matérias-primas, para que quebras e desperdícios sejam evitados. Além disso, eles precisam evitar a ocorrência de deslocamentos desnecessários e garantir que os insumos cheguem ao canteiro apenas quando eles forem realmente necessários.

 

5. Controle de entrada e saída de materiais

 

Use um software para ajudar a monitorar os materiais que estão chegando na obra e que estão sendo utilizados, faça diário de obra, assim consegue saber, com menor possibilidade de erros, qual o volume de material que será necessário adquirir e evitar sobras.

 

6. Estocagem dos materiais

Na estocagem organize os materiais conforme a data de entrega, assim, a equipe usará os materiais mais antigos evitando assim perda do material. Estoque os materiais conforme as indicações que contém na própria embalagem dos mesmos, assim evita, corrosão nas ferragens, fissuras nas telhas e azulejos, empedramento nos cimentos.

 

7. Eduque sua equipe de obra

 Toda a equipe envolvida na obra precisa estar consciente acerca da importância da redução de desperdícios de materiais no canteiro. Por isso, os responsáveis pela construção precisam promover programas de treinamento. Nestes, todos os membros equipe devem aprender sobre como otimizar o uso das matérias-primas e destinar adequadamente os resíduos que podem ser reciclados ou reutilizados.

 

Gostou da matéria? Ficou alguma dúvida? Entre em contato com a gente através do email tipoarquitetos@gmail.com ou através do telefone 038 99878 7461. Será um prazer lhe atender.

 

E não deixe de visitar nosso site para ver nossos serviços, projetos, depoimentos de clientes, ou ler novas matérias do blog! Clique aqui e confira

Share on Facebook
Share on Twitter